O espólio deste Homem/Atleta, pasme-se, encontra-se fechado em caixotes no sótão da Junta de Freguesia. Por proposta do Presidente Mesa Assembleia de Freguesia foi aprovado, por unanimidade, que a herança que deixou passe a estar exposta para se conhecer o valor humanístico e desportivo.
Sobre este tema queremos transcrever o que dissemos no Boletim nº11 de 2008:
Dar conta da posição do Executivo da Junta na pessoa do seu Presidente, na Assembleia Municipal de Dezembro 2007, sobre uma questão relevante para a nossa Terra. A vinda para Quiaios da Carreira de Tiro da F. Foz com o nome de Rafael Afonso de Sousa, em parceria com o Clube de Caçadores aqui existente.
Daqui exortamos a Junta que não poupe esforços com as demais entidades para que se concretize este evento que dignifica O HOMEM, O ATLETA O CIDADÃO. É do mais elementar sentido de justiça a vinda deste equipamento. O chão que o viu nascer reclama-o, e a Freguesia exige-o.
Segundo o Presidente da Mesa os nossos jovens, não conhecem um dos mais prestigiados Quiaiosense. E os menos jovens?
Quem foi este Quiaiosense?
Natural de Quiaios, foi o primeiro atleta figueirense a participar nos Jogos Olímpicos em Los Angeles no ano de 1932.Foi campeão nacional por sete ocasiões, e, como militar venceu o Pentatlo Moderno, uma prova que incluía pedestrianismo, natação, tiro, esgrima e hipismo. Competia com pistola de guerra a 25 metros e espingarda a 300 metros, e a nível federativo representou o Sporting Clube de Portugal.Não se ficou só pelo seu desporto de eleição. Sócio do Quiaios Clube e do GIR Quiaense também desenvolveu o atletismo na região.Nos J. O. obteve o 5º lugar em Tiro de Pistola e o 22º no Pentatlo Moderno.No ano em que participou nas olimpíadas a CMFF decidiu homenageá-lo e atribuiu o seu nome à Carreira de Tiro,(que foi demolida, para dar lugar à nova piscina do GCF).
Faz todo o sentido que, vá para onde for – a carreira de tiro – conserve o nome do atleta.E, o sítio ideal, com condições excelentes, nem de propósito: a terra natal de Rafael de Sousa.
Uma Terra que não aprecia e dá valor ao passado, não tem olhos no futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário