sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MURO DE VEDAÇÃO DA GNR

Perguntamos, na Assembleia de Freguesia no dia 29 de Setembro 2010, ao Sr. Presidente da Junta o que sabia da construção/licenciamento de um muro de vedação da GNR na Praia?
A resposta foi rápida e esclarecedora: NADA.
Perante isto resolvemos fazer um pedido de esclarecimento à Câmara na Assembleia Municipal realizada no passado dia 30/9/2010: onde questionamos se a GNR tinha pedido licença para executar tal obra, e no caso de haver licença porque não cumpre as normas, editais, alinhamentos e demais leis do Urbanismo vigentes no concelho.
Foi-nos dito que não havia pedido de licença. E também não tinha que haver pois a GNR é uma força policial pública e não precisa de licenciamento, mas que ia comunicar ao Gabinete de Urbanismo no sentido de ver o podia fazer.
Perante tais respostas é de lamentar e manifestar o nosso sentimento de injustiça numa lei que descrimina os seus cidadãos.
Como sabemos, se um qualquer cidadão entender recuperar/restaurar uma casa tem que submeter à Autarquia o que pretende executar por meio de um projecto e esperar o seu deferimento. Mas se este cidadão resolver demolir e construir uma nova habitação tem que se sujeitar aos alinhamentos em vigor para o local.
Pois bem nada disto se passou neste caso.
Como sabemos, e podemos constatar, esta força pública está a construir um novo muro de vedação ou seja: deitou abaixo o existente e no mesmo local construiu um em betão armado.
Todos sabemos que em tempos idos a GNR se instalou e entendeu por bem “murar-se”, posteriormente veriam as urbanizações e com elas os alinhamentos, passeios e estacionamentos correctos e com regras que puseram a nu os erros no desornamento urbanístico da parte Sul da Av. Manuel Bento (onde a GNR tem ao seus Serviços Sociais).
Esta seria (será?) uma oportunidade, perdida, para corrigir este erro do passado onde as incúrias e ganância dos homens estão bem patente.
“Os males dos nossos avós, fazem-no eles e pagamos nós”
Não pondo em causa a Instituição ou quem lá trabalha, militares e civis, não deixa de ser caricato que esta força sustente no seu crachá a frase: PELA LEI E PELA GREI.

Sem comentários: