quarta-feira, 21 de outubro de 2009

E AGORA?

Acabou no passado dia 11 de Outubro, com a eleição para as Autarquias, um ciclo de escolhas a que não estávamos habituados. Foram três eleições, e respectivas campanhas eleitorais, num espaço de quatro meses “cansativos” e “enfadonhos” mas necessários. Como tudo na vida “não há mal que sempre dure, nem bem que sempre acabe”

No que diz respeito ao nosso concelho verificou-se uma mudança política na Autarquia; o Partido Socialista é de novo o condutor dos destinos da Câmara, numa posição de alguma fragilidade.
Já o mesmo não se pode escrever sobre a freguesia onde o presidente cessante foi reconduzido no cargo.

Queremos deixar para os nossos leitores a interpretação que fizemos dos resultados eleitorais, com a certeza porém de que quando o Povo consagra o seu voto nem sempre o faz com justiça.

- Como é do conhecimento concorriam as estas eleições para a Assembleia de Freguesia duas forças políticas (P.S. e CDU) e os “independentes” cujo lema de campanha era POR QUIAIOS, SEMPRE…. Sempre? Não, …só quando convém e chegado a ano de eleições, à conta do erário público, se faz obra cuja necessidade, importância e urgência deixam bem claro a demagogia, desfaçatez, e propagandística eleitoral.
Estes têm tanto de independentes como nós temos de “chineses”, basta ler a imprensa regional (D. Beiras 13/10/09) e lá vem “escarrapachado”: ”PSD apoia implicitamente os independentes de Quiaios e S.Pedro”. Palavras para quê? …. são artistas portugueses!

- Como também era do conhecimento geral, o anterior executivo da Junta tinha como seu Presidente “prepotente, arrogante, pouco afável e….de obras muito pouco ou quase nada assentando os seus dois mandatos em promessas não cumpridas etc. etc.”. Este tem sido a voz do povo a respeito deste Senhor.


- Do outro lado, do lado do P.S. era seu 1º candidato um Senhor que toda a freguesia conhece como estando na vida activa ao serviço da comunidade de Quiaios nos últimos 16 anos: teve assento nas Assembleias Municipal e de Freguesia bem como em executivos da Junta, e tinha por lema da campanha QUIAIOS COM RUMO.
Dá para rir, mas como estamos em presença de coisas muito sérias apenas perguntamos: e durante estes dezasseis anos por onde andou o rumo? Na Lua.

- Também se sabia que estas duas personalidades acabaram de desfazer uma coligação “caldeirada azeda” com a qual concorreram, e ganharam, ao acto eleitoral 2005/09.

- Em contraponto, a tudo isto se contrapôs a CDU que durante o mandato anterior, contou com dois representantes e que desenvolveu na Assembleia de Freguesia um trabalho com propostas sérias e apelativas mas que dado o facto de estarem numa A.F. dominada por uma maioria avassaladora fria e insensível aos problemas, essas passaram ao lado, pese embora terem sido sempre levadas ao público em geral pelo nosso Boletim.


Os eleitores sabiam destes, e outros, factos: tinham conhecimento de episódios desta gente: não desconheciam as atitudes e maneiras de estar á frente da coisa pública etc. etc.
Perante isto, o que disseram os eleitores?
Os eleitores não quiseram levar a sério aquela célebre frase do Eça de Queiroz no seu romance A Cidade e as Serras onde escreveu: “os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão”
Disseram que queriam mais do mesmo, e votaram nos “independentes” que usão e abusão do nome de Quiaios.
E agora?

2 comentários:

João Silva disse...

Apesar de uma linguagem um pouco excessiva, penso que o texto reflecte bem os problemas da freguesia nos últimos mandatos. Será positiva uma contribuição da CDU, neste panorama de divisão na assembleia de freguesia, para se travarem obras ridículas como requalificações de parques urbanos inoportunas e mal pensadas, e rotundas que para nada servem. Urge parar o investimento “parolo” que tem sido feito, em vez de se potencializar a freguesia com medidas de fundo (resolução do problema do parque de campismo para ricos) faz-se espelhos de água.
Continuação de um bom trabalho, uma vez que são os únicos que dão a cara durante 4anos e não apenas na véspera das eleições.

Anónimo disse...

Burro sou eu que a 16/09, escrevi no meu blog (Grandes empresas) que o PSD apoiava o antigo-novo presidente da junta agora por força Maior “saneado”