sábado, 31 de outubro de 2009

A DEBANDADA DO SRº. PRESIDENTE DA JUNTA E SEUS SEGUIDORES

Do resultado das eleições para as Autarquias do passado dia 11 do corrente mês para a Freguesia de Quiaios ressalta várias leituras de acordo com a óptica e prismas que entendemos, ou onde estivermos posicionados. Mas a verdade, é que uma leitura sobressai a todas elas: ninguém obteve a maioria absoluta. Dei-lhe as voltas que entenderem.

Foi com esta realidade que a CDU apresentou na Assembleia de Freguesia uma proposta consensual e agregadora da vontade do eleitorado:

PROPOSTA
Considerando que:

O quadro político para a freguesia,saído do acto eleitoral do dia 11 de Outubro p.p. ditou o fim das maiorias absolutas. Este é um facto inédito ao longo de três décadas.

As duas forças maioritárias acabaram em maiorias relativas, não podendo portanto, sozinhas, formar um executivo estável e sólido para o normal e desejável funcionamento da Junta de Freguesia. Dos resultados apurados constata-se que poderá competir à CDU a responsabilidade de ser o fiel da balança no ordenamento político nos órgãos da Freguesia. Estamos prontos para tal desafio.

A CDU rege-se por princípios, princípios orientadores programáticos e de transparência, a saber:
1 - Quem ganha as eleições, deve assumir a responsabilidade de direcção.
2 - A Mesa da Assembleia de Freguesia deve ser composta e dirigida pelas forças vencedoras.
3 - Não excluímos quem quer que seja do futuro executivo da Junta de Freguesia
.

Com base nestes pressupostos a CDU apresenta à Assembleia de Freguesia, reunida para o efeito, uma proposta abrangente, convergente e coerente com o sufrágio eleitoral.
Assim, para fazer parte, como Secretário, no futuro Executivo da Junta a CDU propõe o seu eleito:

Agostinho Manuel Pereira da Cruz

Quiaios 27 de Outubro de 2009
Agostinho M. P. Cruz (eleito pela CDU)

Quem assistiu ao desfecho do evento deu conta da fragilidade que esta gente teve para com o normal funcionamento da Democracia. Para quem não teve essa oportunidade, aqui fica o nosso relato dos acontecimentos no que diz respeito às votações para os vogais do executivo.

O Srº Presidente A.F. cessante, de acordo com a Lei, convidou o elemento da lista mais votada (José Augusto Marques - Quiaios Sempre) para presidir à primeira reunião Assembleia de Freguesia para efeitos de eleição dos vogais (secretário e tesoureiro) da Junta bem como presidente e secretários da mesa da assembleia de freguesia. Sob a sua presidência esclareceu a A.F. que, para as votações que se iriam seguir estão previstas em Lei duas maneiras: por lista ou uninominal, ambas por voto secreto e urna. A A.F. entendeu, por votação, que seria uninominal (nome a nome).

Passou-se então à apresentação de nomes para ocupar o cargo de secretário para o qual o Sr. Augusto Marques propôs António Balsas contrapondo a CDU, por proposta, o nome de Agostinho Cruz. Executada a votação (por voto secreto e com urna) o Srº Augusto Marques antes de saber os resultados e antecipando-se aos mesmos disse “ que se tinha proposto ao eleitorado com uma nova equipa e novas caras, e tudo o que saí-se deste âmbito renunciaria ao cargo”.
O eleito da CDU refutou que era uma visão abusiva dos resultados eleitorais, pois o eleitorado apenas lhe deu a Presidência da Junta e não a maioria absoluta para poder formar Executivo. O resultado do escrutínio foi: Sr. Pedreiro Balsas quatro votos a favor e Agostinho Cruz cinco votos a favor, passando portanto a ser o novo secretário da Junta.

De imediato se procedeu de igual modo para a eleição do tesoureiro da Junta tendo sido proposto pelo Sr. Augusto Marques a Sr.ª Lucília Certo e o Partido Socialista propôs a Dr.ª Ana Correia. O resultado deste escrutínio (por voto secreto e com urna) foi a Sr.ª Lucília Certo obteve quatro votos a favor e a Dr.ª Ana Correia cinco votos a favor passando a ser o tesoureiro da nova Junta.

Aqui chegados e já com o “verniz estalado” o Srº Augusto Marques (pôs em prática o que trazia em mente) declinou o cargo de Presidente da Junta, arrastando consigo, numa debandada colectiva, os restantes elementos da lista Quiaios Sempre. Numa atitude inqualificável, (pois foi parte operacional, activa e integrante desta solução ao propor os nomes e participar na sua votação) demonstrativa do seu mau perder e da sua natureza de quero posso e mando, decretou para os presentes “que não estava ali para lhe ser imposto o que quer que fosse”.

Tentou ainda o representante da CDU que o Srº voltasse atrás na sua posição, visto que a Freguesia de Quiaios era a mais prejudicada com o seu afastamento, considerando que acabavam de ser eleitas pessoas que estavam na disposição de com ele trabalhar em prol da Freguesia. Em vão, a posição estava tomada ponto final.

Com tais posições cabe perguntar: quais os objectivos que nortearam esta gente a candidatar-se? Adquiriram mais de 600 votos, que mandaram às malvas num abrir e fechar de olhos. Qual a explicação que vão dar?
Concluídas as votações e se fosse acatado o normal funcionamento da Democracia teríamos uma Junta a funcionar com o Sr. Augusto Marques (Q.S.) a Presidente, Agostinho Cruz (CDU) secretário e Dr.ª Ana Correia (P.S.) tesoureiro.
Alguém com bom censo vê neste elenco o princípio de um “autoritarismo”, “mentores de assalto ao poder”?
Afinal qual é, e quem tem, o sentido da responsabilidade?

Voltaremos ao assunto.

23 comentários:

Anónimo disse...

Na tomada de posse a decisão de Quiaios Sempre foi assumida por todos os elementos da Lista. Será que na CDU e PS isso aconteceu? Parece que não! É DEMOCRACIA?
No mandato que findou humilhou e difamou o Sr Engº Parente Abreu e o Sr Augusto Marques. Seráque se arrependeu e apresentou desculpas? Aceitaram?...E acha mesmo que os tres iam prestar um bom serviço a Quiaios? È DEMOCRACIA?
Nenhum dos elementos impostos para o executivo votou em quiaios embora tenham cá a residencia.È DEMOCRACIA?
Ponha a mão na consciencia, a esmagadora maioria da população sabe que tem a seu lado apenas, e por enquanto , A LEI! E comodiz o povo a lei é dura e nemsemprejusta.
Aproveite para demonstrar que presta um bom serviço a Quiaios; não sou sectário, terá as minhas felicitações!

Anónimo disse...

Estarei atento a eleições futuras para aplaudir a imposição de um elemento da CDU a um executivo do PS. Parafraseando o seu antigo líder atrevo-me a dizer-lhe "Olhe que não!Olhe que não".
Não estar recenseado na freguesia de residência, fazer parte de listas a eleições e querer ser poder é no mínimo caricato.

Anónimo disse...

O noivo que fugiu com medo



A igreja estava toda engalanada, magotes de gente tinham saído à rua para ver o noivo e os seus convidados, era um regalo ver estes figurantes bem vestidos e arrumados dentro dos seus trajes domingueiros, todos iam contentes para casa da noiva; dizem as más-línguas que os convidados vestiam os mesmos trapinhos de há oito anos.

A cena era estranha porque tanto a noiva como o noivo (casamento pelo civil) ainda estavam a viver uma relação em comum de oito anos e de dois casamentos seguidos (modernices).

Ela ia dizer o :“sim querido, por mais quatro anos”; pela terceira vez, isso é que é amor, mas o noivo entendeu demitir-se da sua responsabilidade, saneando-se a si mesmo, levando com ele os seus seguidores que, lavados em lágrimas, lamentavam o desfecho deste casamento sem filhos.

Dizem uns que ele não gostou dos seus novos-velhos amigos agora, com novos cartões de apresentação, outros que o guisado que lhe foi apresentado pelos padrinhos da noiva (PS e PCP) estava salgado e ele ficou com diarreia cerebral, o que é mais estranho; os da terceira via, afirmam que a culpa da fuga foi do chouriço mal passado que ficou atravessado na garganta do noivo.

A verdade nunca se vai saber, mas uma certeza existe, a de que o noivo fugiu e com ele todos os seus convidados.

Nota do redactor: Peço desculpa por ter feito confusão, só agora é que me dei conta que me tinha enganado na cena, mas já que está escrita, fica assim. A história passa-se na tomada de posse do novo-velho presidente da Junta de Quiaios e a sua renúncia ao cargo por incompetência do mesmo em como se diz nesta terra de “pegar os bois pelos cornos”, arregaçar as mangas e com coragem iniciar um trabalho digno, foi para isso que o POVO o elegeu.

Fica assim bem vincada uma realidade: Este presidente só foi alguém nesta Junta quando o poder estava todo do seu lado.



“Os grandes lideres, conhecem-se não nos tempos de abundância mas nos de grande dificuldade.”



Silvério

Pedro Castilho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Castilho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Castilho disse...

Impressionado com a criatividade do Sr. Silvério....

Pedro Castilho disse...

"Quiaios Sempre" - Encabeçada por Augusto Marques, que tal como há quatro anos atrás, tentou abafar todos os possíveis candidatos do PS e do PSD, para concorrer sozinho e se possível com o apoio dos dois partidos.
Desta vez as coisas não correram tão bem...conseguiu o apoio “implícito” (de implícito tem muito pouco) do PSD, ficando os “verdadeiros militantes” do PSD Quiaios a chuchar no dedo. Pior ficou quando soube que o PS também ia concorrer e fazer-lhe frente!...arregaçou as mangas e usou uma das suas melhores armas: JOGAR!
Trabalhar apenas no último mês do mandato, dizer mal dos partidos políticos e todos os elementos das listas concorrentes na sua 1.ª carta à população, relembro algumas palavras:
“ Podia candidatar-me por um partido político;…., da esquerda à direita, convites vindos da Figueira não faltaram. Porém,….o meu verdadeiro partido é Quiaios,…”
“Faço-o numa lista de independentes, não por ser desprovido de convicções políticas, … mas, …porque o actual quadro da política figueirense, no partido por quem concorreria em condições normais, é pouco inspirador para qualquer cidadão politicamente sério,…” A única pessoa séria em Quiaios é o Sr. Augusto Marques….
“Como é meu hábito, não convido pessoas para gerir a junta em função do seu estrelato, mas em função da sua competência, seriedade e capacidade de trabalho, com a vantagem, desta vez, de não ter nenhum partido a sugerir-me que coloque militantes em lugares elegíveis para ter em Quiaios a sua influência política.” Claro que não….ao Sr. Augusto ninguém impõe nada…. ai de quem se atreva!!!!
“Apelo por isso, a todos aqueles que gostam da freguesia de Quiaios, como eu, que não se deixem levar por sentimentalismos partidários,...dispam a camisola partidária, vestindo apenas a camisola verde e amarela de Quiaios, …”

Estou confuso!!!! Candidata-se como independente, tem o apoio do PSD e quer ser militante do PS!!!!
Citando o jornal “As Beiras”(31.10.09): “O Antigo Presidente da Junta de Quiaios,….disse, em conferência de imprensa, que está disponível para se tornar militante do PS.” Hum, será que é por a Câmara ser do PS!??? Ou quer aniquilar, calar quem lhe faz frente!????

CDU – Partido muito activo na crítica ao antigo-novo-velho Presidente da Junta, demasiado agressivo nas suas críticas, que devem ser construtivas, que até perde a razão….mas até agora apenas fez uma descrição do que se passou…ficou aquém do que vulgarmente nos habituou!

PS - ……SILÊNCIO……precisamos de respostas! Que falem! Arranjam esta trapalhada toda, nunca antes vista em Quiaios e não dizem nada!!!!! Mas afinal temos quem faça frente ou não!? Quem votou em vocês está à espera de uma atitude! Caso contrário, perdem o eleitorado e provavelmente as próximas eleições!!!!!

Anónimo disse...

Pois é Sr Engº Parente, perdeu o pio??,,,com tantoa ataques não se defende?

Ponha os olhos nas dezenas de juntas que obtiveram resultados semelhantes(até só ganharam por um voto) e constituiram o seu executivo. Na assembleia lá ficaram os restantes a fiscalizar, ..e muito bem. Isto é Democracia, ...em Quiaios preferiu optar pela LEI,.Ficou com o sapo que teve de engolir e não pode falar?....bem me parecia Sr Anti-Democrata

Anónimo disse...

Bem visto!!! Em muitas juntas o executivo eleito ficou tripartido....porque é que em Quiaios não pode ser assim!?

O Sr Presidente teria muito mais legitimidade para renunciar ao cargo daqui a 1,2,3 mês/meses, alegando uma oposição desleal para com os interesses da freguesia no executivo.

RENUNCIAR SEM SEQUER TENTAR, PARECE-ME UM ACTO DE EGOÍSMO PURO!!!!

agostinho disse...

Srº
pedromcastillo
A CDU agradece a sinceriedade com que são colocadas as questões. Pela nossa parte,mesmo que não sejam a nosso favor,nunca regeitamos essa criticas.

Srºpedromcastillo, apenas queremos comentar o seu comentário(passe o pleonasmo)no que refer à CDU.
Não , não queremos perder a rezão. Pese embora termos consciência de que não somos donos dela.
Que podemos fazer mais do que fizemos? Se não descrever o que se passou? Não queremos ser acusados de "botar abaixo" a Junta,estes comunistas é só o que sabem fazer.
Mas para isso precisamos de pessoae como o Srº que com o seu espiríto critico nos ajudem a desmistificar a nossa posição de bota abaixismo. A nossa proposta prova exatamente o contrário.
A CDU criou um hábito e vai continuar com esse maneira de estar pode ter a certeza o Sr. e a Freguesia.
Para terminar não podemos comunicar mais do que venha a comissão admistrativa e depois desse a voz ao Povo.

agostinho disse...

SrºSilvério
assinando por baixo do que escreve o Sr.pedromcastillo, apenas acrescentar que continue nesse caminho, pois não é para todos fazer humor dizendo verdades e nomeadamente com a nossa vida pública. Bem haja.

agostinho disse...

srºpedromcastillo
peço desculpa pelo erro rejeitamos

Jorge Alves disse...

Bom dia.
Primeiro que tudo gostaria de comentar alguns comentários que aqui são colocados... à boa maneira de Quiaios, quase todos anónimos, pois não os têm no sítio para se identificarem, utilizando todo o tipo de palavras, mas nunca dando a cara... cambada de cobardes...
Depois umas questões ao Sr. Agostinho: pegando no seu post de 21/Out, em que refere que o Engº Parente Abreu não deu qualquer rumo a Quiaios nos últimos 16 anos, como tem coragem para com ele se aliar para chumbar as propostas do anterior presidente da Junta? Ou quer-me fazer crer assim como a todos os habitantes de Quiaios que acredita que quem está 16 anos sem nada fazer agora vai mudar???
E como vai querer fazer crer às mesmas pessoas referidas anteriormente que a sua tomada de posição só acontece pelas divergências pessoais que tem com o anterior presidente da Junta?
Bem, mas deixe-me esclarecer já umas coisas antes que comece a pensar que votei na tal coligação Quiaios Nunca... ups... enganei-me, talvez levado pela debandada de toda a lista...
Primeiro, quem fica a perder com toda esta fantochada (pois disso se trata) é a freguesia de Quiaios e toda a sua população, a exemplo dos últimos anos.
Em segundo, sempre disse que caso essa lista independente (mas pouco) não ganhasse por maioria, o antigo presidente da Junta renunciaria, por ser uma pessoa que sempre mostrou a todos não saber viver em comunidade e democracia, que não a sua... autoritária e desrespeitosa para com os que vão contra os seus ideais...
Em terceiro, porque nunca poderia acreditar numa pessoa que numa reunião da Casa do Povo disse à minha frente e de outras mais pessoas que nunca mais se candidataria à Junta ou à Casa do Povo... viu-se a franqueza dessas afirmações...
Quarto, porque toda a gente sabia que as listas adversárias eram compostas por pessoas que têm divergências pessoais com o cabeça de lista da candidatura Quiaios Nunca (caramba, e eu a dar-lhe)... e como tal, o resultado final perante uma não maioria só podia ser este... uns a mostrarem o que sempre foram (e só os cegos e quem lhes deve favores não quiseram ver) e outros a mostrarem porque se candidataram...
Com tudo isto, resta-me dizer mais uma vez que quem sai a perder com tudo isto é a Freguesia de Quiaios... falam de novas eleições etc e tal... vejo blogs, artigos em jornais, respostas a artigos, comentários aqui e acolá, e não vejo qualquer atitude por nenhuma das partes em devolver à freguesia o bom nome e a democracia.
Espero que o seu trabalho na AF ou JF seja no sentido de trazer mais qualidade a essas instituições... e se o fizer, pegando nas palavras de um dos tais "cobardes", terá as minhas felicitações.
Melhores cumprimentos

agostinho disse...

Sr. Jorge Alves (J.A.)
Boa noite.
Deixe que comece por o fim do seu comentário, e desejar-lhe também os melhores cumprimentos e felicitações.
Em seguida comunicar-lhe que se formos eleitos para qualquer que seja o Órgãos Autarquico tudo faremos para o dignificar, e dar-lhe o respeito devido. Trabalhare-mos no sentido da Freguesia possuir melhores condições de vida e habitabilidade.
Destas minhas palavras se conclui que a CDU, como tudo aponta, e ser desejável, é novamente concerrente há Assembleia de Freguesia. SR. J.A. sabemos que atarefa é ardua quiçá gigantesca mas não abandonaremos o barco nem atiraremos a toalha ao chão. Esperamos portanto merecer, não só as suas felicitações, como as dos Quiaiosenses.

Prosseguindo na sua apreciação comunicar-lhe: A CDU não têm inimigos pessoais.
A CDU têm adversários políticos.
Eis pois (Sr J.A.)toda a diferença, nada temos contra a pessoa do ex.Presidente da Junta ou da Mesa da A.F.nada. Somos, isso sim, adversários das políticas por eles representadas e executadas que na sua grande maioria (como sabe) têm sido nefastas a esta Freguesia.
Por isso ajude-nos a fazer querer ás "outras pessoas" que não temos divergências pessoais.

Como sabe a CDU teve no mandato anterior dois eleitos na A.F. Durante a campanha eleitoral,(2006/09) prometemos que se fossemos eleitos daríamos a conhecer (via boletim informativo)tudo o que se passava nas reuniões deste Òrgão.Cumprimos o prometido. Temos plena consciência que foi a pedrada no charco que alertou e informou, algo impensável durante estes 3o anos passados.
Tivemos o ensejo de demonstrar aos cidadaõs o que se passava de mau produzido por uma Mesa da A.F. incompetente e desconhecedora do seu trabalho com a complacência e conivência da Junta,que se metia demais nos trabalhos da dita.
Mas, tudo isto e muito mais passou foi no mandato passado, acabou.Ponto final.

Entretanto novas eleições novos,e velhos, candidatos. As mesmas pessoas, as mesmas caras, as organizações políticas habituais e o Povo votou. Bem ou mal,conforme o prisma que se tenha, votou e por isso respeitamos a vontade popular.Mas isso não quer dizer que no futuro tenhamos de voltar a criticar. Longe disso.

Quanto "aos dessaseis anos e novo rumo para a Freguesia" quero esclarece-lo, que a frase não é minha mas sim do candidato no seu panfeleto de apresentação de candidatura no P.S. Julgo que está informado disso.se asim não for terei todo o gosto em apresentar-lhe a propaganda.

Quanto ao chumbar propostas do ex. Presidente da Junta. Penso que se está a referir ao passado na tomada de posse? Se for o caso a CDU não se aliou com quem quer que seja. A CDU apresentou uma proposta conciliadora abranjente e de acordo com os resultados eleitorais. Houve consenço? Melhor para a Freguesia, pelos vistis entendivel só por o P.S e CDU.

Sr.J.A. já vai longa esta conversa terei muito gosto de a continuar um dia destes num outro local, Se é cida dão de Quiaios apareça apresente-se e retomaremos a dita.
Por agora desejo-lhe renovo-lhe os meus cumprimentos.
Saudações comunistas.

Anónimo disse...

Sim, para qualquer cidadão de bom censo o cabeça de lista vencedor procurar dialogo com o partido a seguir mais votado foi a atitude mais correcta.o outro negou. Afinal quem é o ditador??!

Anónimo disse...

Ainda há pessoas muito ingénuas!

Anónimo disse...

E não é que o governador civil já nomeou a comissão administrativa para a junta de freguesia e se esqueceu de nomear um elemento da CDU. Porque será? 2 elementos da lista Quiaios sempre e 1 do PS. E esta hein?!

Anónimo disse...

O governador civil nomeou conforme está na lei!
Pelo método de Hondt.
E são só nomeados 3 elementos, em vez de 9.

INFORME-SE!

E já agora leia a Lei n.º 47/2005, sobre as limitações de gestão da Comissão Administrativa!

Não pensem que por ter a maioria na Comissão que vai fazer o que bem entende!

o cu de judas disse...

não conheço nenhum dos intervenientes no dito casamento, a não ser o empertigado do noivo, um dos maiores lambe botas do anterior executivo camarário, nomeadamente do seu vice -presidente, nem que para isso fizesse de feijão frade, mudava de opinião conforme as conveniências, e julgo que a sua demissão só beneficiará a Freguesia de Quiaios.

Migdar disse...

triesSão nomeados 3 em função da sua representatividade.
Se fossem 9 não dava 3+3+3. Dava 4+4+1
Se depois de decidido o 1+1+1 é que se fizesse o calculo da proporção dos votos necessários para chegar a este resultado daria +ou- 600+600+600
Podemos fazer as contas que quisermos o que não podemos é dizer que num universo de cerca de 1448 votos ter 452 votos menos que o candidato mais votado é irrelevante.

Anónimo disse...

então e se fosse hoje com a lei alterada?
Sr Parente Abreu tem na sua consciencia(se é que a tem) o peso do prejuizos que indirectamente, mas sua a responsabilidade, causou a todos os quiaenses,.....e vamos ver o que ainda nos espera!!!

Anónimo disse...

Aa lei mudou, era justo foi pena não ter sido antes.

Será que oS responsáveis pelo PS Quiaios e a CDU Quiaios não estão com remorsos da trapalhada que causaram aos eleitores de Quiaios??!!
E vamos ver o que ainda nos espera!!

Anónimo disse...

pois é||
Correram com o padre e ficaram pior servidos...querem correr com o Augusto e vai acontecer o mesmo!
Veremos...o tempo nos irá dizer....

Foi o que os Srs do PS e CDU de Quiaios nos arranjaram....BONITO SERVIÇO.