quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ANÁLISE AO MANDATO (06/09) QUE AGORA TERMINA - 1

(continuação)

Por onde anda a tão propalada Ciclovia para a Praia de Quiaios? Alvo de várias posições do executivo Camarário na sua discussão e aprovação. Motivo aliás, pelo qual o Executivo da Junta elaborou um comunicado “estranhando” as posições dos vereadores do P.S.
Projecto este que com pompa e circunstância – na Imprensa Regional seria alvo de inverdades por parte da Junta – era uma obra para o actual mandato. Aliás no trilho do actual presidente da Câmara que em entrevista a um Jornal Regional no final de 2008, dizia:”que o ano 2009 era o ano de todas as Obras”.

Por onde “circula”a Ciclovia para o Colégio de Quiaios?
Durante este mandato não se ouviu falar sobre este assunto. Porquê?
Esta sim, de enorme interesse para Quiaios seus habitantes e utentes do Colégio. Prevista e orçamentada nos planos Plurianuais de Investimentos da Junta mas ignorada pelo Executivo.
Qual o motivo que levam a ser orçamentada e depois ignorada?
Quais os motivos de tão profundo silêncio?
Nem uma palavra, ou um sinal sequer de que se estava a trabalhar o assunto.

Voltamos, ao programa da Maioria “Quiaios Sempre” 2005.

Carta Educativa do Concelho da Figueira
“Estamos a trabalhar com o apoio da Câmara no sentido de avançar com a criação do Centro Escolar Integrado que permita a ocupação das crianças durante todo o dia. Este espaço contemplará igualmente campos de jogos ao ar livre abertos à população em horário pós escolar, e a instalação de uma piscina coberta”.

Sabendo como sabemos que este é um projecto do Governo Central e não de uma Autarquia ou de uma Junta de Freguesia cabe perguntar: onde anda? Para quando a sua construção? Para onde foi desviado?
O que sabemos é que fecharam mais duas escolas do ensino básico na freguesia (Casal Novo e Cova da Serpe). A freguesia ficou mais pobre.
Para onde forão as crianças?
Além de esperar o resultado das reuniões com os pais e professores, qual foi o papel da Junta para evitar este encerramento?

Piscinas

Desde 2006 que se anda a comunicar que o projecto de remodelação geral das piscinas, de acordo com normas exigidas, está no IDP. Entretanto as épocas balneares vão passando com as dificuldades próprias.
Srº Presidente
Estas seriam, em síntese, as grandes – e necessárias – obras de que esta Freguesia com urgência carecia e que (como comprovamos) nenhuma delas teve o condão de sensibilizar os horizontes desta maioria para o bem-estar dos seus habitantes.
No entanto não queremos terminar sem mencionar outras obras (as pequenas) que deveriam ter sido executadas, e que dariam, (sem dúvida) uma outra maneira de viver nesta terra:
- A não execução de uma rotunda á entrada de Quiaios pela estrada de Cabanas junto às bombas de abastecimento.
(“Construir rotundas nas entradas da Vila”
Assim dizia o vosso programa eleitoral de 2001 quando candidatos pelo PS. Já não se lembram? É esclarecedor, é do queijo que comem.) Do que foi prometido há realidade vai uma enorme disparidade para pior.
- Passeios e regulação das águas pluviais nos diversos lugares da Freguesia (ex. Ervedal, Murtinheira etc.).
- Campanhas de sensibilização das Populações para o problema dos lixos e ecopontos (proposta do Pres. da Mesa A.F. e aprovada por unanimidade).
- Tratando ainda este problema a não execução de plataformas para os contentores e ecopontos em variados pontos da Freguesia (ex. Murtinheira).
- A intimação feita pela Junta aos proprietários dos terrenos ao longo da estrada para a praia no sentido de cortarem as árvores e suas ramagens. A coberto de um ofício camarário e com a sobranceria com que foi feita demonstra bem a intenção.
Em conclusão: nem uns nem outros fizeram o desbaste, o problema permanece.
- No cruzamento do Ervedal (EN 109) imponha-se uma rotunda.
- EN 109 a não execução de passagem superiores (Cova da Serpe) nesta via uma vez que, segundo o executivo, existe terreno para o fazer.
- A melhoria das bermas na sua extensão.
- A pintura no pavimento de passadeiras junto às paragens para os utentes, na EN 109.
- A entrada por Cabanas que continua a ser um problema dado ser feita em curva, seguida de duas curvas e contra curvas.
- Na Avenida Manuel Bento na Praia de Quiaios, que dizer dos lençóis de água que se formam quando chove? Fruto de desleixo por parte da Junta no que diz respeito à limpeza das sarjetas.
Em devido tempo foi avisada (por mais de uma vez) da situação.
(continua)

Sem comentários: