terça-feira, 24 de setembro de 2013

IMPORTÂNCIA DA CDU NESTAS ELEIÇÕES


Gestão do Bloco Central PSD/PS na freguesia.

Deixamos, só, três questões para que não falhe a memória de ninguém e não haja equívocos:

-1 Como está a freguesia ao fim destes anos e mandatos destas forças politicas, PS e PSD? O que ganhou?

-2 As suas propostas e orientações, várias vezes, proferidas, apresentadas e sufragadas pelo eleitorado foram em parte ou na totalidade cumpridas?

-3 As obras estruturantes: circular externa; conclusão do saneamento básico da freguesia; alargamento de vias e caminhos existentes; revisão do PDM, P. U. Murtinheira e P. de Quiaios; Zona Industrial etc. etc.

 Sim, de concreto o que ganhou a freguesia com esta gestão do Bloco Central.

De acordo com o principal responsável, (PSD UNIR QUIAIOS, Carlos Rabadão) seria uma gestão “justa e equilibrada mas também realista” “não fazemos promessas descabidas ou irrealistas, queremos sim, genuinamente, assumir compromissos que embora exigindo muito trabalho, esforço e dedicação possam ser honrados.

O mandato prova, justamente, o contrário, reafirmado com a declaração do António Marinheiro, na última A.F; “os compromissos eleitorais, e programa do PSD, não vai ser executado em virtude da disponibilidade financeira da Câmara” “as populações rurais foram esquecidos neste período, foram criadas falsas expectativas como por exemplo a da circular externa” etc. etc.

Neste acto de contrição, caiu a máscara aos eleitos desta força política. Não foram apresentadas proposta do seu programa eleitoral. Consultadas as actas do mandato, é fácil confirmar o que assinalamos, nas áreas prioritárias apresentadas a sufrágio:

Obrigações – Lutar pela instalação do Saneamento Básico para todos.

- Nada foi executado e quiçá falado com as entidades competentes, limitando-se a alertar para as valas abertas, e mal concluídas, na estrada para o Ervedal, e não só.

         É uma verdadeira VERGONHA, ATENTADO AO AMBIENTE E À SAÚDE PÚBLICA proveniente, e não só, de uma unidade hoteleira de 4 estrelas que se verifica na P. de Quiaios para lá da vedação do velho Parque campismo.

Uma laguna a céu aberto provenientes de descargas.

Os eleitos do PSD, e PS desconheciam, desconhecem, esta realidade?

Prioridades - Construir a ciclovia e o acesso pedonal ao Colégio de Quiaios.

- Este é um tema muito sério. Mexe com a segurança de estudantes jovens e adolescentes. Esta é uma lacuna da Freguesia.

Inscrever uma realidade no programa só porque dá votos e depois não tocar no assunto durante uma legislatura é brincar com coisas, demasiado, graves.

Apoio aos Munícipes – Criar a agenda pública das visitas periódicas a efectuar a todos os lugares da freguesia.

- Por onde anda, e quando foi criada, esta agenda de visitas periódicas?

Quantos lugares visitaram?

Senhores eleito do PSD. A decência em política é um adjectivo ao alcance de poucos.

Escolhemos apenas uma de cada área dado que o espaço é curto, para esclarecimento da intrujice e do embuste que propuseram ao eleitorado.

                                       -----------------------------------------

CANDIDATO ESPONJA PSD

 Segundo o convite/apresentação do candidato, e candidatura, esponja, do PSD ANTÓNIO MARINHEIRO com o lema de campanha: Pela Nossa Freguesia, é este o caminho que pretende trilhar; “fiz orgulhosamente parte da equipa de Carlos Rabadão”

 Esclarece: “ama a sua terra, é natural daqui, aqui vive e aqui estão os seus amigos e familiares”. Normal que assim seja.

Então elucide os nossos leitores e eleitores, quantas e quais foram as propostas por si apresentadas e que tiveram aceitação? Que foram aprovadas? Onde estão implementadas na freguesia? Queremos ver essas obras no terreno, e assim justificar esse seu amor à terra.

                                       -----------------------------------------

Quanto ao outro interveniente, e parceiro de coligação, (PS QUIAIOS MERECE MAIS, Armando Jorge o fugitivo) apelavam ao voto; “porque comungamos os mesmos ideais e a mesma estratégia de desenvolvimento daqueles que tem a responsabilidade de gerir os destinos do nosso concelho, a Câmara Municipal”

Pois se assim é, quantas vezes se puseram a caminho para ir falar com o Presidenta da Câmara para ajudar esta freguesia a colher os frutos dessa estratégia?

Do seu programa eleitoral nada foi aflorado nas reuniões das A.F.

O que nos leva a questionar, mesmo que uma força politica que não ganhe as eleições, mas sendo eleita, para os órgãos representativos deve ou não ser fiel ao seu programa?

Pela prática do PS, não.

Os seus representantes são o Presidente da Mesa, Antero Loureiro, e secretária da actual A.F. , Raquel Correia, que ficaram manietados com este entendimento.

Constava no seu programa uma série de prioridades; ordenamento do território, urbanismo, acessibilidades, educação e cultura, saúde acção social, desenvolvimento económico etc. etc. Para além disto continha um verdadeiro filme surreal; “reivindicar o prolongamento da Ciclovia Quiaios-Praia, pela Murtinheira até ao Cabo Mondego” 

Não existe a ciclovia Quiaios – Praia e reivindicam o seu prolongamento.
Se não foi brincar com o eleitorado, então o que foi?

                                 -----------------------------------------

CANDIDATO ESPONJA PS

No documento de apresentação da candidata e candidatura, esponja, do PS FernandaLorigo.
Sabenos que o seu lema de campanha é; Viver Quiaios com Paixão

Saudamos a Mulher que ficará na história da freguesia como a primeira candidata a concorrer à A. F.

Se será para continuar ou não o tempo o dirá, aguardemos.

Sabemos que o seu passado político começa (?) no ano de 2000 com a participação na lista do PSD onde o cabeça de lista era Carlos Rabadão. Daí para cá o seu currículo apenas regista outra participação no ano de 2009, agora na lista do PS, tendo como cabeça de lista o Eng.º Parente Abreu.

Após a debandada/fuga do então presidente eleito (Augusto Marques) foi nomeada como relatora da Comissão Administrativa para a gestão corrente e normal funcionamento da Junta, enquanto decorria o prazo para as eleições antecipadas, Abril de 2010. Constatamos pois, que se posiciona numa de “salta-pocinhas” o que não é um espanto no panorama da freguesia onde os exemplos são mais que muitos,

O povo diz com alguma razão: se de um lado chove, do outro troveja”.

Isto justifica, e caracteriza os dois candidatos adversários da CDU na freguesia de Quiaios.

Explicando melhor, são ambos candidatos na continuidade, dos seguidismos, da chegada ao poder e manter-se sem resolver os problemas, ou seja, mais do mesmo…… para pior.

São candidatos e candidaturas esponja; ao mudarem as pessoas, as forças políticas consideram passar uma esponja pelo passado de que são os únicos responsáveis,

Em termos futebolísticos seguem a máxima: mudamos de treinador, e agora é que vai ser.

Desiludam-se, nada tem a ver com pessoas. Mas sim com politicas. Aquelas que tem vindo a ser implementadas o resultado está à vista, melhor dizendo não se enxerga.

A ambos, a CDU, expressa um desejo, ou melhor dois:

O primeiro, desejo de todas as felicidades na vida privada, tudo de bom.

A segunda, que o eleitorado penalize o PS e PSD e vos coloque no caixote do lixo da história. O mal que tem feito ao povo, ao País e em particular à freguesia Quiaios é uma evidência.

Quem escreve assim não é gago, e muito menos hipócrita.

 
                                 ----------------------------------------
Uma última chamada de atenção; no próximo dia 29 de Setembro estão em jogo duas concepções de politicas.
A 1º  do PS e PSD que dominam a politica da freguesia em alternância à quase quarenta anos, doze anos do PSD e vinte e cinco do PS, sempre com apoios das autarquias, e que não trouxeram nada de bom.

A 2º concepção com provas dadas pelo País onde governa os minicipios e juntas de freguesia, com capacidade de enfrentar, e resolução, dos problemas, gestão séria e competente uma sólida garantia do prosseguimento da defesa do povo e dos seus direitos. Será uma nova experiência nesta freguesia a conquista da junta pela CDU.

Caso não suceda a conquista da Assembleia de freguesia, apenas dois cenários se apresentam ao eleitorado;
1º cenário- maioria absoluta para um dos lados.
A freguesia sabe o calvário que passou com maiorias absolutas.
A CDU é a única força que pode retirar a maioria  absoluta a qualquer deles.

2º cenário- maioria relativa para qualquer um dos contendores.
 Se assim suceder, a CDU estará representada na A.F.

Um grande quebra-cabeças para PS e PSD



 
 

 

Sem comentários: