segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE QUIAIOS

Candidato à Assembleia de Freguesia de Quiaios - Agostinho Cruz

22 de Setembro de 2013 às 15:15
Fazer o que ainda não foi feito



Uma referência para os fregueses, que detém com a força do voto os destinos da freguesia.
De quatro em quatro anos, a Democracia pede-nos que digamos o que aspiramos para a nossa terra. Essa resposta é dada com o voto.
Não ir votar, abster-se votar em branco ou nulo nunca derrotou eleições. Não é solução.
Estão desiludidos? Também nós.
Com alguns desvarios pelo meio as alternativas são as que sempre foram; PS, PSD e CDU - como vem no boletim de voto.
Durante estes quase quarenta, anos o eleitorado tem insistido nos partidos do chamado “arco do poder” encabeçados por notáveis filhos da terra. Muito bem. O que beneficiou a freguesia? A resposta está à vista de todos. Não se enxerga.
A CDU também tem, e não só, notáveis filhos da terra.
Então porque não ganha eleições? Porque não é eleita para os órgãos autárquicos? Por preconceito, por medo e receio de mudança.
A solução é deixar o preconceito e o medo para trás, arejar a cabeça e limpar essas teias no que respeita aos comunistas e à CDU e votar na alternativa.
Os quiaiosenses têm que optar pela continuação dos parentes primos, tios, sobrinhos, enteados etc. etc. ou a CDU. No próximo ato eleitoral estão em jogo nove (9) assentos na A.F. queremos estar representados. Pensem duas, três as vezes que entenderem mas votem….e votem CDU. É pois tempo de sonhar juntos e transformar a realidade.
Depois...depois não se queixem.
PRECISAMOS DO SEU VOTO A 29 DE SETEMBRO DE 2013 PARA SERMOS PODER NA JUNTA DE FREGUESIA.

PROPOSTAS DA CDU

Com confiança, determinação e muita vontade de realizar tão nobres e importantes tarefas para o próximo quadriénio – 2014/2017 – a CDU indica um conjunto de propostas em diversas áreas, empenhando-se na sua concretização:

Acessibilidades
  • Circular Externa à Vila (rotunda C. Novo da EN109/P. Quiaios via M. Nacionais).
Para quando? Fala-se, diz-se, percebe-se que durante este tempo (20 anos?) foi prometida em vão. Foi “projectada”, “anunciada”, “marcada”, etc. etc. mas…. até hoje é o que se não vê. A Circular Externa é uma miragem. Há que romper com esta maneira de fazer política, ou será que: cafés, bares, restaurantes, hotéis, piscina, parque de campismo, centro de estágio e três colónias de férias (GNR, Caritas e V.N.Poiares) não são mais-valias, e suficientes, que mereçam esta via estruturante? A Circular Externa é a primeira exigência, um objectivo a alcançar no mandato que vai iniciar-se.
  • Com a execução deste projecto pretendemos também a requalificação da Avenida Manuel Bento. Continuação das duas vias a partir da ex. Guarda-Fiscal para Sul, até ao estacionamento junto ao bar (ISN) existente.
  • A execução de estacionamento em toda a urbanização (Praia de Quiaios) com a finalidade de pôr fim ao parqueamento em plena via.
  • Alargamento, e/ou arranjo, de caminhos existentes, a abertura de novos.
  • Conclusão da estrada de acesso à GNR, e que entronca na Rua de Poiares.
  • Regularização do piso e escadas de acesso ao Sr. dos Aflitos, com a inclusão de bancos para descanso e corrimãos.
  • A realização de um passeio/escada na Rua Dr. Manuel de Almeida, ao longo do muro do Casal de Sº António (que tornará mais fácil e menos perigoso, o acesso à Rua do Sr. dos Aflitos).
  • Conclusão de passeios começados e, (inexplicavelmente), não terminados.
  • Estrada panorâmica Cabo Mondego / Praia de Quaios.
Agora que a Cimpor fechou os apetites estão mais que apontados para a sua efetivação, vamos ver se nos entendemos quanto a este equipamento. Desde já esclarecemos que não somos contra desde que… Se defina o traçado da mesma.
  • Somos frontalmente contra o escoamento de veículos por dentro da Murtinheira. Estamos entendidos?
  • Estrada Nacional 109.
Sensibilizar a Estradas de Portugal para a situação desta via, as velocidades praticadas não são compatíveis com tal situação. Com esta finalidade propomos a execução de rotundas em sítios distintos ajudados com semáforos reguladores de velocidade.

Infraestruturas
  • Conclusão do saneamento básico em toda a freguesia. É inexplicável a sua não existência em pleno século XXI.
  • Plano Diretor Municipal (PDM) ao serviço da população.
  • Pólo industrial, com a implantação de unidades não poluentes.
  • Insistência no aumento e beneficiação da iluminação pública.
  • Um pavilhão gimnodesportivo no parque desportivo da P. Quiaios.
  • Criar novas condições de usufruto do Parque de campismo.

Ambiente e Higiene
  • Lixos: propor a execução de contentores subterrâneos (com a finalidade de uma maior higiene e salubridade dos locais).
  • Requalificação da Lagoa das Braças. Exigência do seu reordenamento, de modo a restaurar a dignidade perdida de um espaço importante para a população de Quiaios e concelho.
  • Criação de um corpo de intervenção, rápido e permanente, de Sapadores Florestais nas instalações da ex. Guarda-Fiscal na Praia de Quiaios.
  • Ordenamento do Trânsito na Vila.
  • Arranjo e limpeza premente das valas de escoamento das águas pluviais em vários pontos da Freguesia.
  • Colocação de rails de protecção na extensão do precipício, existente na R. do Farol Novo (entre a Casa dos Cogumelos e Vale de Anta.

A freguesia carece de uma viragem nas suas orientações eleitorais, programáticas e políticas, não precisa de mais do mesmo para pior.
As políticas seguidas, pelos notáveis filhos da terra, durante estes últimos anos, conduziram esta Freguesia ao marasmo que todos conhecemos.
Não queremos voltar a ouvir: “ninguém faz nada pela Freguesia”
É a oportunidade dos seus habitantes mudarem o seu sentido de escolha tempo de sonhar juntos e confiarem o seu voto em quem nunca esteve na frente dos destinos da Junta: a C.D.U.


VÃO VER QUE VALE A PENA

Sem comentários: