Situação actual do trânsito nas vias envolventes ao Largo S. Sebastião:
- Travessa da R. Espinheira – sentido único, entroncando na rua com o mesmo nome.
- Rua da Espinheira – dois sentidos, com estacionamento do lado do Grupo (a maioria em contra-mão).
- Rua da Cruz Vermelha – dois sentidos, estacionamento de ambos os lados. Em frente à Cruz Vermelha parqueamento de autocarros que dificultam a saia das ambulâncias quando em serviço.
- Rua do Viso – dois sentidos, estacionamento em ambos os lados da via
- Rua da Praia – seguimento da Rua Direita com dois sentidos sem estacionamento, situação propícia, portanto, a velocidade nada aconselháveis nesta via, com uma colectividade e Escola.
- Largo – a reunião das quatro (4) vias, sem critério, orientação e boas práticas no regular funcionamento de tráfego, estacionamento e pedonal (falta de passadeiras).
- Rua Direita – a via que sustenta (despeja e limpa) todo o trânsito a caminho da praia, vice-versa e local.
Sendo este o panorama do Largo S. Sebastião, vimos a necessidade de estudar uma solução e de a apresentar, para conhecimento, e discussão pública. Uma proz posta, para a resolução do problema, sendo certo que o que resultar desta discussão será apresentado em Assembleia de Freguesia a ser eleita nas próximas eleições intercalares.
Se atrás falámos do que se passa neste Largo, falaremos em traços gerais, descrevendo, o que propomos:
Numa leitura cuidada do desenho que produzimos reconhecemos que o Largo vai ser alterado no seu aspecto físico, propomos mudar os estacionamentos existentes, junto aos contentores do lixo, bem como os chegados à paragem do transporte público sendo esta, também, motivo de um ajuste de posição.
A grande e significativa alteração que propomos, é a execução de uma “bolacha em forma de pêra” que dará uma melhor utilização e orientarão ao tráfego reduzindo as velocidades orientando-o e separando-o no ponto nevrálgico do Largo. Todas as ruas que confluem para o mesmo serão “disciplinadas" e guiadas no sentido de menor conflito entre elas.
Vamos “ver” como ficam as vias envolventes ao Largo com esta proposta:
- Travessa da R. Espinheira – continua com sentido único, sendo através dela que se fará o acesso à rua com o mesmo nome, conforme o que já se pratica.
- Rua da Espinheira – a primeira alteração: passa a ter um só sentido, ascendente Largo, mantendo-se o estacionamento do lado do Grupo. Do outro lado da Rua propomos um passeio com a largura de 1.10m.
- Rua da Cruz Vermelha – a segunda alteração: passa a ficar com um só sentido, Rua do Viso, seguindo para o Largo. Acreditamos que, em parte, fica resolvida a dificuldade da saída das ambulâncias. Continua com estacionamentos de ambos os lados.
- Rua do Viso – fica com um só sentido de trânsito, ascendente Largo, mantendo-se, e possivelmente aumentados, os estacionamentos de ambos os lados. Do lado das casas existentes propomos um passeio em todo idêntico ao da Rua da Espinheira.
- Rua da Praia – seguimento da Rua Direita com dois sentidos sem estacionamento, mas as velocidades, quer no sentido praia quer vice-versa, diminuem pois a “bolacha” obrigará a refrear os instintos dos senhores automobilistas.
- Largo – com esta proposta a reunião das vias passa a ter um mínimo de critério, orientação e boas práticas no regular funcionamento de tráfego, estacionamento e pedonal (com passadeiras).
- Rua Direita – a via que sustenta (despeja e limpa) todo o trânsito a caminho da praia e vice-versa e local.
Em frente ao Grupo propomos a execução de um passeio em meio círculo para defesa de quem sai do edifício e a execução de passadeira com nova orientação. Continuando deste lado do Largo, é visível a execução de um “cais” para paragem de transportes de abastecimentos.
Em todo o Largo houve a preocupação de estudar os melhores sítios para as passadeiras. Julgamos ser esta disposição a melhor para se poder atravessar o Largo em perfeitas condições de segurança, e visibilidade.
Pronto. Ficamos por aqui no que toca a apresentação da proposta, e esperar que os Quiaiosenses se prenunciem, com sugestões, criticas ou reparos, e respondam positivamente, ou não, ao que está sugerido.
Nota: tentaremos colocar no blog desenho esclarecedor para melhor entendimento da proposta.
Obrigado pela atenção.
Sem comentários:
Enviar um comentário