quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

COMO SE RESOLVE O PROBLEMA DA ACTA DA A. F. DE 23 DE SETEMBRO 2009

Trazemos a público um acontecimento, passado, que poderá vir a criar sérios problemas aos autores da proeza.

O assunto diz respeito à Assembleia de Freguesia (A.F.) passada, e conta-se em poucas palavras.
No passado dia 23 de Setembro de 2009 teve lugar a última A.F. do mandato 2005/2009.

Como é normal, e provém da Lei, exarou-se uma acta que deveria ser apreciada, aprovada e entregue aos seus membros. Com ela deveria, também, ser entregue o Relatório das Actividades da Junta até então.

Passados que estão alguns meses do fim dessa reunião o que temos é um silêncio sepulcral sobre o acontecimento, ficando portanto o mandato em causa ferido de ilegalidades.
Perante este cenário, dirigimos à Comissão Administrativa o e-mail que reproduzimos, com a intenção de obter respostas:
(Nota explicativa: transcrevermos o Regimento da Assembleia no Capitulo 1 art.2 ipsis-verbis)

Comissão Administrativa da Freguesia de Quiaios

Factos:
A 23 de Setembro de 2009, realizou-se aquela que foi a última sessão ordinária da Assembleia de Freguesia do mandato que terminou nas eleições Autárquicas em 11 de Outubro do mesmo ano.

A ordem de trabalhos no Período antes da ordem do dia, no ponto 1.2 continha apreciação e votação da acta da sessão ordinária de 14 de Julho de 2009, mais no Período da ordem do dia no ponto 2.1 Apreciação da informação escrita do Presidente da Junta, sobre a actividade desenvolvida, após última sessão.
Dentro da linha seguida e cumprindo a Lei e Regimento.

De facto, para podermos dar como fechada a pasta da nossa organização de Quiaios, no período do mandato 2005/2009, ela está “coxa” pois não consta a acta de 23 de Setembro de 2009.

O Regimento da Assembleia no Capitulo 1 art. 2 (Duração) diz:
1- O mandato dos membros da Assembleia inicia-se com a sessão destinada especialmente à verificação de poderes e cessa com igual sessão posterior à eleição subsequente, sem prejuízo de cessão por outras causas previstas na Lei.

Queremos ser esclarecidos no seguinte:

1- Porque não foi acatado o art.2 do Regimento da Assembleia no que à última sessão diz respeito?
2- Quem vai resolver este problema arranjado pelos detentores do poder até 11 de Outubro “Movimento de Quiaios Sempre”?
3- Para quando, portanto, a entrega da acta, apreciada e votada, da sessão do dia, 23 de Setembro p. p?
Quiaios 6 de Janeiro de 2010
Pela CDU
Arménio M. Gonçalves – Manuel M. Mateus – Agostinho Cruz

3 comentários:

Unknown disse...

A “coxa”
E se de repente sem qualquer aviso lhes entrasse pela casa dentro um encapuçado fazendo-se acompanhar de um saco negro, trazendo um letreiro a informar: “Não vos quero fazer mal, só quero que me entreguem a coxa ou vai ser o fim do mundo”; o texto é grande de mais para quem se encontrar nesta situação, no mínimo qualquer um se borra antes de o ver. Eu ficava certamente aterrorizado, não com o fim do mundo, mas com o sumiço da “coxa”, só o simples pensamento da perca da “coxa”, deixa-me deprimido.
Por mais estranho que possa parecer, não se trata de nenhuma novela das que passa na TVI ou SIC, mas de uma realidade (pelo menos os serviços secretos desta terra, “pixas mortas” incluídos, ainda não deram por findas as buscas) em Quiaios a população anda histérica, todos procuram a “coxa”, a mesma que milagrosamente se “escafedeu”.
Também eu ao ser informado desde o início de Janeiro fiquei preocupado, até que me explicaram que o que tinha desaparecido foi a acta da última reunião da Assembleia de Freguesia de 23 de Setembro de 2009 referente ao mandato de 2005/2009.
Foi com esta informação que eu após longos momentos de reflexão, cheguei a uma conclusão lógica: O que na realidade aconteceu foi que o senhor Augusto Marques antigo dono da Junta (mas não sozinho, alguns fugiram tal como vampiros à espera de sangue novo para se alimentarem e esconderam-se no PS), ficou amuado e decidiu esconder a dita até que o povo tal com acontece no cinema, exigisse que volta-se tal EL-REI D. Sebastião. Os Quiaiosenses não têm necessidade de mais vergonhas destas lutas pelo, que assim como nem o rei voltou e não foi preciso, também nós só precisamos de Homens e Mulheres Honestos ou que no mínimo o tentem para elevar o nome desta terra bem alto.
Nota: Não sei nem me interessa se o Augusto Marques já entregou a acta ou se a mesma se encontra junto ao dossié dos Ciganos, se foi pela vala abaixo; (EU sou Gente de BEM) ou se todas as contas foram saldadas, o que eu posso afirmar é que a mesma foi feita e foi entregue em mãos ao presidente da Junta ainda em exercício (na altura dos factos, assim o confirma quem a escreveu. Se o receptor teve um desarranjo cerebral e a inutilizou, isso já não sei informar.
Sem comentários
Silvério

Anónimo disse...

Pois, pois!!
Porque não perguntam os Srs da CDU ao vosso "amigo" Sr Engº Parente Abreu? ele é que tem a obrigação de apresentar a acta e não o sr Augusto Marques. Pois é verdade, estão bem "informados" e não sabiam?
é para rir....

Anónimo disse...

os politicos de quiaios no seu melhor!!!!

Se fossem todos como eu votavam em branco....que fantuchada!!!