terça-feira, 19 de maio de 2009

Matas Nacionais, proposta para limpeza e reactivação de uma "placa" trângular existente.

No entroncamento da Rua das Matas Nacionais com a Rua que indica a direcção de Aveiro e Lagos (junto à casa do Mestre Figueiredo) existe, o que pretende ser, uma “placa triangular” indefinida e inserida no pavimento com a finalidade de fazer parar e encaminhar o trânsito proveniente de várias direcções.
Este “placa triangular” encontra – se degradada suja por de mais cheia de arbustos, com a particularidade de existir uma pequena construção que dificulta a visibilidade aos automobilistas que por ali circulam. Claro que sabemos que esta estrutura é pertença dos Serviços Florestais (D.G.F.) que deveria pugnar pela sua preservação e limpeza, mas salta aos olhos que assim não sucede.
Em virtude disso, propomos que a Junta de Freguesia substitua este organismo de Estado e:
1º Que efectue uma limpeza de arbustos, todo e qualquer material a mais naquele ponto de entroncamento, bem como a limpeza dos materiais (tábuas e diverso entulho) existentes em frente, das instalações do Centro de Recuperação Animal (?) dignificando a entrada Norte de Quiaios.
2º Que substitua a “placa triangular” por uma rotunda fundamental na regulação do trânsito.
3ºSe não se concretizar o ponto anterior, então reavivar (com lancis) a placa triangular inserindo sinais de sentido obrigatório com o intuito de regular o trânsito.
Nota: Seria desejável, e aconselhável, a demolição da construção existente.
Quiaios 28 de Abril de 2009
Arménio Maia Gonçalves Manuel Maricato Mateus


No seguimento da discussão, o Presidente do Executivo (depois de concordar com ela) teceu considerações que vão no sentido de não molestar os Serviços Florestais.
Tem em mente uma outra Junta deste concelho (Marinha das Ondas) que depois de alcatroar uma via, pertença destes Serviços, foi levada a tribunal.

Tal conjuntura está carregada de um excesso sentido de zelo e com um enorme “coeficiente cagaço” que brada aos céus. Cabe perguntar: se este problema está ou não dentro do perímetro da freguesia?Se existe ou não perigo?

Se cair um pinheiro que obstrua a via espera-se que o Serviços Florestais o venha tirar?
Fazer uma limpeza dos arbustos e remoção de entulhos com a reactivação da placa triangular ou circular não é, quanto a nós, crime de lesa Serviços Públicos.

Foi aprovada, por unanimidade o envio da proposta para os Serviços Florestais com uma ressalva no que diz respeito à posição da Junta de Freguesia.

Lamentamos, mas é a Junta que temos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os problemas de Quiaios são uma rotunda velha por onde não passa quase ninguém ? Uns arbustos ? Uma questão de competências entre Florestais e Junta ? É isso que se discute ?
E o resto ?
A praia de Quiaios está ao abandono, o comércio definha, os equipamentos das lagoas estão destruídos, as actividades ligadas ao turismo, a animação...etc, onde estão ?

agostinho disse...

Começo por cumprimentar o anónimo (a) que opina no blog.
Claro que temos consciência política e cívica para saber que os problemas de Quiaios não se resumem ao citado.
Todo o que expõe é verdade, calculo no entanto que tem seguido com regularidade os passos dados pela CDU nesse sentido.
Transmito-lhe apenas, dois exemplos de que afirmamos.
Como é possível, a uma Junta pedir que se faça investimento nas áreas de turismo (praia, campismo, hotelaria etc.) e não se tenha para oferecer acessibilidades condignas?
O mesmo equacionamos em relação a indústrias/não poluentes, não se dispõe de terrenos para oferecer a quem se quiser instalar.
Com gente desta não estamos mal servidos como afirma.
Quem está mal servido é a população da Freguesia com uma Junta deste calibre, na frente dos seus destinos.
Aproveito para lhe deixar um desafio. Transmita-nos o que lhe vai na alma, e opine, sugira e levaremos ao órgão (A.F.) a fim de ser discutido.